sexta-feira, 25 de junho de 2010

Uma das maiores inspirações

Bom, o post de hoje não é sobre filme, nem música e nem livro (tecnicamente não é mesmo sobre livro).
Poderia ser indicado ao grande Michael Jackson, por servir de inspiração para muitas pessoas, porém, quis dedicar a uma pessoa que por mais que não esteja entre nós, é uma inspiração, principalmente para mim.

Fernando Antônio Nogueira Pessoa, nasceu em Lisboa, 13 de Junho de 1888 (olha só, geminiano igual eu rs), viveu na Africa do Sul junto com a mãe, por causa de um casamento.

Enfim, não vim aqui descrever a biografia inteira dele, mas para dizer que a incrível genialidade dele, foi umas das coisas que me levou a gostar de literatura (claro, não foi só por sua causa, mas a grande parte)

Mas por que a genialidade?
Simplesmente por criar tantos heterônimos*, tão distintos uns dos outros, totalizando 72.
E então me perguntam: Não são personagens? Qual o segredo disso? Por que tanta ênfase?
E eu respondo: Não são personagens. São personificações do seu próprio eu.

*heterónimos, diferentemente dospseudónimos, são personalidades poéticas completas: identidades que, em princípio falsas, se tornam verdadeiras através da sua manifestação artística própria e diversa do autor original.

Seus poemas, tanto como de seu ortônimo, quanto dos heterônimos são palavras que devem ser refletidas com a mais pura sensibilidade possível. Deve-se apurar os ouvidos quando ouvir, abrir a mente para entender e principalmente abrir a alma para absorver.

Engraçado, parece até uma apologia a ele não é? Mas, sinceramente não. São apenas palavras de um admirador. Não sou nenhum grande pesquisador de sua vida, aliás de tudo o que eu sei, grande parte veio do cursinho pré-vestibular, que alias foi o grande responsável por minha admiração. Porém sou tão leigo quanto muitas pessoas.

Bom, espero que tenham gostado.
Acho que tive um momento de inspiração um pouco inusitado.
O espírito dele "baixou" ao meu lado ^^.

Bjus


Um comentário:

  1. Muito bom jeff! O fernando pessoa era muito gênio mesmo. Procura um texto dele chamado pratique o desapego, tb é lindo demais.
    O texto ficou bem legal...ainda acho q vc devia estudar letras xD
    bjoo to morrendo de saudades de vc.

    ResponderExcluir